Correthos
Home Empresa Softwares Vídeos/Treinamentos Clientes Contato
Carteira de Auto deve crescer 10% em 2012
Postado em 15/06/2012
Tamanho da Fonte: - A  A+
Imprimir
 Fonte: CQCS 

A carteira de automóveis deverá crescer 10% este ano. A previsão é do novo presidente da Comissão de Automóvel da FenSeg, Fernando Cheade, para quem esse segmento será diretamente favorecido pelo pacote lançado pelo governo, que reduz a alíquota do IPI sobre veículos, de IOF sobre financiamentos e a liberação de compulsórios para financiamentos. “Essas medidas devem reaquecer a procura por veículos, que terão seus preços ao consumidor reduzidos. Isso deverá se refletir no segmento de seguro de automóveis, com a manutenção do ritmo de crescimento previsto para o mercado, no exercício 2012”, afirma o executivo, em entrevista ao portal Viver Seguro, da CNSeg. 

Fernando Cheade frisa ainda que a queda dos juros afeta diretamente as margens das seguradoras, pressionando para baixo o resultado financeiro auferido com a aplicação das reservas das empresas. 

Na opinião dele, isso vai exigir das seguradoras uma atenção ainda maior na maximização dos resultados operacionais, com revisão de processos e redução de custos. “Poderá ainda ser necessária eventual recomposição de tarifas que se encontrem defasadas”, admite. 

Ele revela ainda que está sendo observado um “discreto aumento” da inadimplência nas apólices de seguro de automóvel. No entanto, ressalta que há uma expectativa de que essa taxa se estabilize e retorne rapidamente aos patamares anteriores. 

Cheade acentua também que, este ano, algumas praças de negócios convivem com aumento da sinistralidade na carteira de automóveis. Um exemplo disso é a região metropolitana de São Paulo. 

Outras variáveis importantes a serem analisadas são o aumento do preço de peças de reposição e o custo de mão-de-obra, que impactam diretamente nos sinistros de colisão. “Como os prêmios encontram-se achatados pela disputada concorrência entre seguradoras, tem-se observado constante elevação no índice de sinistralidade da carteira de automóvel. Exemplificando, o ano de 2010 fechou com 63,9%, 2011 com 65,9% e neste primeiro quadrimestre de 2012 já atingiu o patamar de 67,0%”, conclui. 
Imprimir
Link:
Email
Senha
Utilizamos o Correthos a mais de 10 anos e estamos muito satisfeitos com o sistema, facilidade e o(...)
Certame Corretora de Seguros

Em um mercado competitivo quem possui informação faz diferença. Através(...)
Via Norte Corretora e Adm de Seguros

+ depoimentos